quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A pressão de vapor

Imagine um cilindro com água e um êmbolo móvel que repousa sobre o líquido. Considere que todas as variáveis estão sobre controle: a temperatura é mantida constante e o indicador de pressão(manômetro) está acoplado a um êmbolo, sofrendo variações.
Nosso trabalho consiste em erguer o êmbolo em várias posições sempre sobre temperatura constante, e observar a indicação do manômetro relativa a cada posição do êmbolo. Veremos que, qualquer que seja a posição do êmbolo, a água líquida e o vapor alcançam sempre o equilíbrio. A experiência mostra que, a 25°C, a pressão no interior do cilindro exercida pelo vapor de água vale 23,8mmHg. Caso o pistão seja movido para cima ou para baixo, a pressão do vapor no interior do cilindro será sempre 23,8mmHg.

O fato de o manômetro ter registrado 23,8mmHg revela que algumas moléculas da fase líquida, sobretudo as da superfície do liquido, passaram para a face de vapor. Após certo tempo, a quantidade de vapor contida no volume disponível entre o êmbolo e a superfície da água permanece constante e, por isso, a pressão assume um valor constante.

A constância no valor da pressão do vapor pode nos conduzir à falsa idéia de que a evaporação e a condensação teriam cessado. Na verdade, o que acontece é que as velocidades de evaporação e condensação tornam-se iguais, estabelecendo um equilíbrio dinâmico entre as duas fases.

No exemplo da água, a 25°C, a pressão do vapor da água é 23,8mmHg, independentemente do volume do cilindro, da posição do êmbolo e da área da superfície da água. A pressão do vapor de um líquido puro depende apenas e tão-somente de temperatura do sistema.

Podemos concluir que, quando um líquido puro e seu vapor coexistem em equilíbrio, a pressão que o vapor exerce sobre o líquido será a pressão de vapor do líquido, dependendo apenas da variação da temperatura.




Importante:

Líquidos puros diferentes, na mesma temperatura, têm pressões de vapor diferentes.

Interessante:

Panela de pressão:

A panela de pressão permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o vapor escapar, a não ser através de um orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão.

domingo, 17 de agosto de 2008