terça-feira, 30 de setembro de 2008

.....-=----=--A Lei de Charles

Jacques Alexandre César charles (1746-1823) estudou a relação entre volume e temperatura de um gás sob pressão constante,verificaram o aumento de volume do gás quando sua temperatura se eleva e diminui quando sua temperatura é reduzada. É a lei de charles.William T. KELVIN(1824-1907) INTRODUZIU UMA NOVA ESCALA PARA SE MEDIR TEMPERATURA.Denominada ZERO ABSOLUTO .O zero absoluto corresponde a -273,15°c ou,aproximadamente,-273/c. Transformando uma temperatura na escala CELCIUS em temperatura termodinâmica (KELVIN}T(K)=T(°C)+273.
Pelas experiencias realizadas por Charles e Gay-lussac,podemes concluirque;V/T=K9constante) e P/T=K(cnstante).

Balões

Os balões que habitaram as mentes criativas dos incríveis homens voadores precisavam ser menos densos que o ar para poder subir. Essa propriedade já era conhecida pelos balonistas mais antigos.
O invólucro do balão, ou o balão propriamente dito, é confeccionado com material resistente, flexível, elástico e pouco denso, para ao ser inflado com o ar aquecido, garantir que o conjunto se mantenha menos denso que o ar, proporcionando, assim, a subida do balão. O aquecimento do ar é feito com o auxílio de um queimador fixo na boca do balão. Para a descida, basta desativar o queimador e deixar o ar interno esfriar

Mudanças de pressão no ambiente e possibilidades de adaptação do ser humano

Grande parte da população do planeta vive em regiões onde a pressão é aproximadamente 1 atmosfera. No entanto, em múltiplas situações, todos nós podemos nos expor a variações significativas de pressão, por exemplo quando nos deslocamos para regiões montanhosas, quando viajamos em aviões ou, até mesmo, quando nos deslocamos em elevadores no interior de edifícios altos. Para certos intervalos de variação de pressão pouco acentuados, nossas orelhas sensibilizam-se, mas o organismo reverte a variação de pressão
com um bocejo ou movimentando o maxilar inferior para abrir as tubas auditivas (trompa de Eustáquio). A tuba auditiva interliga a orelha média com a garganta permitindo que a pressão interna da membrana timpânica se iguala à pressão do ambiente. Em mergulhos, alguns órgãos, como os pulmões, sentem os efeitos da mudança de pressão. Os gases são mais solúveis em líquidos quando a pressão é aumentada sobre o sistema. Isso quer dizer que, ao mergulhar, os gases que entram nos pulmões são absorvidos pelo sangue em maior quantidade. O retorno à superfície deve, portanto, ser lento e gradual , pois, do contrário, os gases produzirão bolhas no sangue provocando acidentes de descompressão.



.....____A lei de Boyle

A temperatura constante, utilizando a propriedade da compressibilidade dos gases,o britânico Robert Boyle (1627-1691) estudou o efeito da pressão sobre o volume.Em 1661,ele percebeu que a natureza química do gás,a variação de certa massa fixa de gás é inversamente proporcional a variação de pressão, desde que a temperatura não varie FORMULA P*V=2P*V /2=3P*V/3=4p*v/4=k
P*v=k
o valor da constante k depende da quantidade de gás no interior do recepiente e da temperatura, porém,independe da natureza do gás.

.....""'O horror ao vácuo'""".....

Com a experiência do tubo que, cheio de mercúlio e invertido num recipiente com o mesmo líquido, fica cheio só até um nível de cerca de 76 centímetros, Torricelli colocou em novas bases a afirmação de que a natureaza tem horror ao vácuo. Na realidade, o tubo de mercúrio fica parcialmente cheio, devido à pressão atmosférica. A experiência de Torricelli serviu para comprovar a sua existência e, simultaneamente, medir o seu valor.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

-------------A experiência de Torricelli----

Na época em que Galileu provou que o ar possuía massa, explicava-se a ascensão da água nos tubos das bombas aspirantes, admitindo-se que a natureza tinha horror ao vácuo, isto é, a natureza tendia a preecher qualquer espaço onde houvesse propensão a formação de vácuo.
Algum tempo após notaram que as bombas não podiam aspirar água a mais de 10,33 metros de altura, e a hipótese do horror ao vácuo não explicava este fenômeno. Torricelli tentava explicar que a causa real da ascensão da água à altura de 10 metros era a pressão aimosférica. A sua experiência com o mercúlia não satisfez os sábios da época. Julgando que o vácuo não poderia existir na natureza. Já Pascal teve a idéia de repetir a experiência de Torricilli em altitudes diferentes e reconheceu, como suponha, que a coluna de mercúlio que fazia equilíbrio á pressão almosférica era maior na base das montanhas e diminuía progressivamente à medida que a experiência era realizada a altitudes mais elevadas. Dessa forma, eliminou qualquer dúvida sobre a existência e sober o valor da pressão atmosférica, porque seria necessário admitir que a natureza tinha mais horror ao vácuo em um lugar que em outro, o que seria um absurdo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A fase gasosa

Por que será que existem substâncias nas três fases de agregação da matéria nas condições ambiente?
Porque as moléculas se atraem com mais ou menos intensidade, acabando por determinar sua fase de agregação. Nas fases sólida e líquida, as moléculas estão relativamente próximas umas das outras, aparecendo entre elas intensas forças intermoleclares. Já na fase gasosa, essas forças são muito fracas. Na fase gasosa a uma grande distância entre as moléculas em relação às suas dimensões, os gases apresentam alta compressibilidade. Nessas condições, as moléculas desenvolvem um movimento caótico com velocidades elevadas, resultando em várias colisões entre elas e contra as paredes do recipiente que as contém. O resultado dessas colisões pode ser medido e recebe o neme de pressão.
Pressão=__Força___ ou P=___F__
----------Área-------------- A
Desde que o ser humano aprendeu a fazer o fogo e, mais recentemente, a utilizar produtos que originam gases, algumas alterações no meio ambiente vêm ocorrendo. Continuamente estamos lançando compostos químicos resultantes da queima de combustíveis fósseis na atmosfera. Calcula-se qu e18 milhões de toneladas de gás carbônico sejam lançadas anualmente na atmosfera.

>>>>>>>>Gases<<<<<<<<<<<<

Os gases constituem uma fase fundamental da matéria em nosso planeta. Com os gases podemos erradicar e até mesmo combater aspectos humanos.

Além disso, para compreendermos como a vida ocorre na Terra, é necessário que entendamos a fase gasosa, afinal, estamos literalmente imersos numa atmosfera gasosa. Assim, entender a fase gasosa é garantir uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes da Terra.

(((((((((((((((((Osmose))))))))))))))))))))






Osmose é o processo no qual um solvente de um meio menos concentrado em relação ao soluto passa, através de uma membrana semipermeável, para um meio mais concentrado em relação ao soluto.
































Pressão osmótica:







É a pressão que deve ser exercida sobre a solução para impedir a osmose.








Osmose inversa:



Uma das maneiras de aproveitamento da água do mar para torná-la potável é submetê-la ao processo de osmose inversa,reversa ou invertida. É possível inverter o fluxo da osmose, isto é, forçar a passagem do solvente do meio mais concentrado para o meio mais diluído.
Naturalmente, esse método requer energia e membranas resistentes.




Interessante:



*Como obter a carne-seca?



A carne-seca, produto comum no Norte e no Nordeste do Brasil, pode ser obtida pela salga (adição do sal). O sal retira a água da carne por osmose. A retirada da água retarda a reprodução de microrganismos, evitando que a carne se estrague.




* Porque as saladas temperadas mucham?



Isso ocorre dvido á osmose, que é a passagem de água do lado de dentro da folha (menos concentrado) para o lado de fora (mais concentrado), fazendo com que a folha murche.

Congelamento






Muitas pessoas imaginam como a água congela. Isso é uma coisa muito estranha, pois não é facil de entender.



A água começa a congelar a 0º, mas se adicionarmos algum composto químico ela talvez irá retardar o processo de congelamento, em alguns paízes isso é feito com sal.


Nos paízes onde o frio é mais rigoroso, a água pode se precipitar na fase sólida-neve. Nesses casos , uma maneira bastante comun para se livrar do oroblema é adicionar sal a neve para derrete-la.


Ao colocarmos sal sobre ela, estamos aumentando consideravelmente o número de partícolas e a temperatura de solidificação da água irá diminuir. Isso faz com que a neve possa passar para a fase líquida em temperatura menores que 0 graus, provocando o seu derretimento mais rapidamente.



quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Propriedades coligativas - Aspectos qualitativos

Quando duas substâncias são misturadas no prepara de uma solução, erá apresentar variações como por exemplo:

Na pressão de vapor
Na temperatura de ebulição
E na Tempreratura de congelamento

Então podemos tirar quatro conclusões da comparação entre os valores das propriedades da água nas soluções com os valores das mesmas propriedades da água pura, são eles:

* Numa mesma temperatura, a pressão de vapor da água em solução é menor que a pressão de vapor da água pura.
* Numa mesma pressão, a temperatura de ebulição da água em solução é maior que a temperatura de ebulição da água pura.
* Numa mesma pressão, a temperatura de congelamento da água em solução é menor que a temperatura de congelamento da água pura.
* As variações observadas nos valores das propriedades (efeitos coligativos) aumentam com o aumento da concentração do soluto e diminuem quando a concentração do soluto diminui.

Propriedades Coligativas
Para um dado solvente, o abaixamento da pressão de vapor, a elevação da tempratura de ebulição e o abaixamento da temperatura de congelamento, desde que as soluções sejam diluídas, dependem fundamentalmente da concentração das moléculas ou dos íons do soluto em solução. Essas propriedades são denominadas propriedades conligativas.

Propri

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

comparações das pressões de vapor entre líquidos puros diferentes


Torna-se indispensável a utilização de uma tabela em que constam três lìquidos diferentes e as respectivas pressões de vapor , associados a diferentes temperaturas . vamos considerar em nossas observações três líquidos puro: acetona ,álcool ,etílico e água.

Te acetona =56,5°c
T e álcool = 78,4°c
Te água=100°c
Te = temperatura de ebulição normal

Observa-se que na mesma temperatura os líquidos não têm a mesma pressão de vapor. As moléculas de água ligam-se umas às outras por ligações de hidrogênio; as moléculas de ácool etílico realizam entre si ligações de hodrogênio, porém, em menor quantidade; as moléculas de acetona estão ligadas entre si por dipolos mais fracos que as ligações de hidrogênio. Portanto, a acetona evapora com mais facilidade e, por isso, sua pressão de vapor é maior (a acetona é mais volátil) que a do álccol etílico e que a da água na mesma temperatura.
Dentre os três líquidos na mesma temperatura, a água é o que apresenta a maior dificuldade para evaporar e, por isso, exibe a menor pressão de vapor( a água é menos volátil). Pela mesma razão, a água é o líquedo que, entre os três, apresenta a temperatura de ebulição mais elevada, pois requer uma temperatura mais elevada para sua pressão de vapor igualar-se à pressão atmosférica, como mostra o gráfico.


Então chegamos ao entendimento que:


I- Os valores de temperatura na abscissa representam as temperaturas de ebulição normal dos líquidos.


II- A acetona é o líquido mais volátil(menor temperatura de ebulição) entre os três.


III- Nas respectivas temperaturas de ebulição, os três líquidos têm a mesma pressão de vapor, uma vez que, na ebulição, a pressâo de vapor de qualque líquido é igual à pressão atmosférica local: água a 100°C, pressão de vapor=760mmHg=pressão atmosférica; álccol etílico a 78,4°C, pressão de vapor=760mmHg=pressão atmosférica; acetona a 56,5°C, pressão de vapor=760 mmHg=pressão atmosférica.


VI- É possível promover a ebulição de qualquer líquido em temperaturas inferiores à respectiva temperatura de ebulição normal. Basta, para isso, dispor de um recipiente aberto, que contenha o líquido puro, onde a pressão ambiente seja menor que 760mmHg, e aquecêlo até que comecem a sugir bolhas no interior do líquido.


A água entra em ebulição à temperatura ambiente?


Sim, pois a temperatura de ebulição, é aquela em que a pressão de vapor se iguala a pressão atmosférica, então temos a conclusão que se a pressão atmosférica fosse cada vez menor, a pressão de temperatura também seria cada vez menor.








Temperatura de ebulição


Supondo que a água seja aquecida a partir de 25°c no interior de um cilindro.À medida que a temperatura aumenta,conforme podemos observar no gráfico abaixo.
Nada de notável ocorrera até
100°c.Nessa temperatura,surgem bolhas de vapor no meio do liquido que sobem de forma turbulenta,e a Água entra em ebulição,porque a pressão de vapor da água a 100°c é 760 mmHg,igualando-se a pressão atmosférica.
EX:se o experimento fosse realizado en um lugar onde a altitude é maior e,portanto,a pressão atmosférica menor,o ponto de ebulição da água seria menor.Por isso se considera
100°c a temperatura de ebulição normal da água pura,porque fica subentendido que a pressão sobre ela é 760 mmHg.


Cuidados com a panela de pressão!!!!!

O orifício central que controla a pressão dentro da panela pode entupir,fazendo com que a operação se torne perigosa.É preciso que esse orifício seja limpo para evitar problemas.Hoje em dia,essas panelas apresentam uma válvula de segurança,normalmente situada na tampa, para evitar acidentes.