quarta-feira, 3 de setembro de 2008

comparações das pressões de vapor entre líquidos puros diferentes


Torna-se indispensável a utilização de uma tabela em que constam três lìquidos diferentes e as respectivas pressões de vapor , associados a diferentes temperaturas . vamos considerar em nossas observações três líquidos puro: acetona ,álcool ,etílico e água.

Te acetona =56,5°c
T e álcool = 78,4°c
Te água=100°c
Te = temperatura de ebulição normal

Observa-se que na mesma temperatura os líquidos não têm a mesma pressão de vapor. As moléculas de água ligam-se umas às outras por ligações de hidrogênio; as moléculas de ácool etílico realizam entre si ligações de hodrogênio, porém, em menor quantidade; as moléculas de acetona estão ligadas entre si por dipolos mais fracos que as ligações de hidrogênio. Portanto, a acetona evapora com mais facilidade e, por isso, sua pressão de vapor é maior (a acetona é mais volátil) que a do álccol etílico e que a da água na mesma temperatura.
Dentre os três líquidos na mesma temperatura, a água é o que apresenta a maior dificuldade para evaporar e, por isso, exibe a menor pressão de vapor( a água é menos volátil). Pela mesma razão, a água é o líquedo que, entre os três, apresenta a temperatura de ebulição mais elevada, pois requer uma temperatura mais elevada para sua pressão de vapor igualar-se à pressão atmosférica, como mostra o gráfico.


Então chegamos ao entendimento que:


I- Os valores de temperatura na abscissa representam as temperaturas de ebulição normal dos líquidos.


II- A acetona é o líquido mais volátil(menor temperatura de ebulição) entre os três.


III- Nas respectivas temperaturas de ebulição, os três líquidos têm a mesma pressão de vapor, uma vez que, na ebulição, a pressâo de vapor de qualque líquido é igual à pressão atmosférica local: água a 100°C, pressão de vapor=760mmHg=pressão atmosférica; álccol etílico a 78,4°C, pressão de vapor=760mmHg=pressão atmosférica; acetona a 56,5°C, pressão de vapor=760 mmHg=pressão atmosférica.


VI- É possível promover a ebulição de qualquer líquido em temperaturas inferiores à respectiva temperatura de ebulição normal. Basta, para isso, dispor de um recipiente aberto, que contenha o líquido puro, onde a pressão ambiente seja menor que 760mmHg, e aquecêlo até que comecem a sugir bolhas no interior do líquido.


A água entra em ebulição à temperatura ambiente?


Sim, pois a temperatura de ebulição, é aquela em que a pressão de vapor se iguala a pressão atmosférica, então temos a conclusão que se a pressão atmosférica fosse cada vez menor, a pressão de temperatura também seria cada vez menor.








Nenhum comentário: